sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Alexander Ivanov (1806-1858)Appearence of Christ to Mary Magdalene (Noli mi tangere)

Achei esta pintura magnífica...
Carol,
Esta pintura representa o momento em que Madalena encontra Jesus após a ressurreição.
Obrigada pela visita.



Entrevista com Margareth Starbird


Entrevista publicada no Jornal Infinito- www.jornalinfinito.com.br




Infinito: Como a senhora descobriu a realidade de Maria Madalena?


M.S.: Quando li, pela primeira vez, "O Santo Graal e a Linhagem Sagrada" que sugeria o casamento de Jesus, fiquei horrorizada. Pensei que esta simples idéia era uma blasfêmia. Fiquei tão infeliz que desejei queimar o livro na lareira da minha sala! Sentei-me, com a bíblia nas mãos e pedi a Jesus que me inspirasse, que me dissesse o que Ele desejava que eu soubesse a respeito do "Santo Graal e a Linhagem Sagrada" antes que eu atirasse o livro na lareira. Abri as escrituras na página entre o Velho Testamento e o Novo Testamento. Estava escrito - "O Novo Testamento: uma revisão..." Então, novamente abri a minha bíblia e encontrei uma linha minúscula e obscura no livro dos Reis que dizia: "Reerga a minha esposa aquela a quem eu desposei". Fiquei tão assombrada por esta "mensagem" direta que, em seguida, explodi em lágrimas. Prometi que iria em busca desta "esposa" perdida e que não descansaria enquanto não descobrisse a verdadeira estória. Nesta época, não fazia a mínima idéia de para onde eu iria ser levada por esta pesquisa ou de que, um dia, escreveria um livro para corrigir as tradições que envolvem Jesus e Maria Madalena.



Infinito: O que a senhora pensa a respeito da influência real de Maria Madalena, na vida de Jesus?


M.S.: penso que a Maria chamada a Madalena foi a verdadeira e amada esposa de Jesus. Penso que os dois, juntos, encarnam o "arquétipo" da noiva e do noivo sagrados dos velhos cultos das "deusas" do Oriente Médio. Penso que ela foi a sua felicidade e o seu deleite e que a sua amorosa união estava bem dentro do verdadeiro âmago da comunidade cristã. Quando Maria ungiu Cristo, no banquete de Bethânia, ela estava reencarnando a antiga liturgia do "hierogamos", ritos comuns naquela época. Era prerrogativa da noiva ungir o seu noivo, que seria depois torturado, mutilado, executado e descido ao túmulo. No terceiro dia, nas antigas liturgias, a noiva retornaria, com as outras mulheres ao túmulo do seu bem amado e o encontraria ressuscitado no jardim! Isto era o que acontecia nos antigos cultos e assim, também, nos evangelhos! Nos evangelhos, é Maria Madalena quem, no papel da viúva enlutada, encontra o seu noivo, ressuscitado, no jardim. Para ele, ela era a "irmã-esposa", no "Jardim fechado" do Cântico dos Cânticos.


Infinito: Qual a mensagem que a imagem de Madalena nos reserva, a nós mulheres, neste Terceiro Milênio?


M.S.: Restaurando a imagem de Maria Madalena como verdadeira e bem amada companheira, restauraremos o honrar o "feminino" nos seus aspectos os mais delicados e gentis, de beleza, compaixão e alegria! Aprenderemos a honrar os nossos corpos, inclusive nos aspectos da sua sexualidade e sensualidade, aprenderemos, também, a honrar o nosso planeta e a promovermos o bem estar de todos os "pequeninos". Ele nos ensina a honrar a diversidade, a amar a cada flor, a cada criança, a cada encontro. A amar as nossas vidas na terra e a vivê-las com felicidade e abundância. Ele nos ensina a "benção original" - necessária para nos mantermos ligados com as nossas emoções e anseios, a encontrarmos a nossa voz íntima e colocarmos as nossas vidas a serviço do Cristo.


Infinito: E o que me diz a respeito de sua filha Sarah, gostaríamos de saber mais a respeito dela: o tipo de vida que levou na França, se ela se casou, teve filhos, coisas assim.


M.S.: "Sarah" é o elemento mais especulativo do meu livro. Posso provar a grande evidência do Sagrado Matrimônio de Cristo e Maria Madalena, mas não conheço uma prova absoluta de que uma criança gerada nesta união tenha sobrevivido. Esta assertiva está enraizada na lenda de que Maria Madalena trouxe o "Santo Graal" - o "Sang Real" - para a costa da Gália, chegando lá em um barco sem remos em 42 A.D., fugindo da perseguição na Palestina. Desde que "Sarah", em hebraico, significa "princesa", impressiona-me o fato de que esta adolescente, dita como sendo escrava das três marias, poderia ser uma filha real da Linhagem do Rei Davi. Mas o mais longe que sei, é a respeito do mito e do rumor indicando esta possibilidade. A estátua de Santa Sarah, hoje em dia, é encontrada na cripta - o verdadeiro ventre! - da basílica de "Nossa Senhora do Mar" na cidadezinha de "Saintes-Maries-de-la-Mer", na costa mediterrânea da França. Ela é chamada de "Sarah a egípcia" e acredita-se que é uma negra, porque oriunda do Egito. Mas, na bíblia, no Velho Testamento, livro das Lamentações, 4:8, é estabelecido que "as faces dos" Príncipes de Judá", mesmo que alvas como o leite, agora se tornaram negras como a fuligem. Elas não serão reconhecidas nas Ruas". Acredito que a face negra da pequena Santa Sarah pode ser uma representação simbólica da repudiada linhagem davídica "Príncipes de Judá" agora abandonada por Deus cujos favores receberam um dia. Não tenho idéia do que possa ter acontecido com Sarah, se, de fato, ela tenha existido. Presumivelmente, a família refugiada da PalestinA, tenha se mantido no seu novo lar o mais discretamente possível. As lendas afirmam que esta linhagem sobreviveu e que eventualmente pertenceu aos reis Francos, os Merovíngeos, sobre os quais se dizia que os seus ancestrais eram "metade homem e metade peixe".


Infinito: Porque as igrejas cristãs se olvidaram de Maria Madalena e tentaram ferir a sua reputação, chamando-a de prostituta?


M.S.: Penso que os amigos de Jesus tentaram, duramente, salvar Maria Madalena do perigo (ela e, possivelmente, à sua criança) e realizaram este esforço com tanto sucesso que levaram-na para longe de Jerusalém. Isto seria, especialmente, uma verdade se ela possuísse uma filha (ao invés de um filho). Desde que ela não estava ligada nem um pouco, à comunidade dos primeiros cristãos, esqueceram-se, mais ou menos, dela, com exceção do seu nome e do epíteto incomum "a Madalena" que sobreviveram nas estórias que foram contadas e recontadas e finalmente inscritas nas versões dos evangelhos.Existem várias razões em decorrência das quais ela foi denominada "prostituta". Uma delas é a sua ligação com "pecadora" mencionada no evangelho de Lucas, quem enxugou as suas lágrimas vertidas nos pés de Jesus, com os seus cabelos. No evangelho de João, este fato é corrigido, Maria, irmã de Jesus, foi quem realizou a unção e secou, com os seus cabelos os pés que as suas lágrimas banharam, mas, o epíteto "mulher pecadora", só legendou a primeira Maria. Desde que a unção do noivo sacrificado" era muitas vezes encarnado por um "hierodule" ou "sacerdote consagrado" nos cultos das deusas do mundo da antiguidade, esta idéia de uma "prostituta sagrada" poderia, muito bem, ser atribuída à mulher que ungiu Jesus. Em realidade, a unção era parte da cerimônia do casamento, desde os tempos antigos, unindo o "noivo" ao povo e à terra do casamento real.


Infinito: A senhora recebeu alguma resposta das igrejas cristãs ao seu livro, ou, somente um frio silêncio?



M.S.: As pessoas que me apóiam de coração, muitas delas, fazem parte do grupo de sacerdotes casados que deixaram o sacerdócio para se casarem. Há várias organizações destes "casais" dedicados e tenho promovido vários workshops e palestras para eles durante os últimos anos. Eles se rejubilam, evidentemente, com as "boas novas" da sagrada união de Cristo e Madalena! Sou convidada a dar workshops e até homilias nas igrejas unitárias, algumas vezes até nas igrejas episcopais e grupos femininos em outras igrejas cristãs usam meus livros como estudo e grupo de discussões.


Infinito: A senhora poderia nos dizer alguma coisa sobre este maravilhoso Tarot, Gringonneur, e a sua influência na Europa?


M.S.: Meu último livro se chama "The Tarot Trumps and the Holy Grail: Great Secrets of the Midlle Ages". (Os Arcanos do Tarot e o Santo Graal: Grandes Segredos da Idade Média).Acredito que os primeiros arcanos foram aqueles que agora são chamados "Gringonneur" ou "Carlos VI" e foram "cartas" que envolviam o catecismo revelador da estória dos crentes na heresia do "Santo Graal" - a Linhagem proveniente de Jesus e de Madalena sobreviveu na Europa e esta "!sagrada união", o equilíbrio dos arquétipos do masculino com o feminino, uma vez repousou no âmago do cristianismo. Cada arcano relata de forma especial a história e a teologia desta "Igreja Alternativa" da Idade Média. Os arcanos destas cartas receberam os ataques dos monges medievais, não porque fossem frivolidade ou perda de tempo, mas porque eram "heréticos". A heresia significa, especialmente, algo em que existia um conteúdo religioso que não coincidia com os ensinamentos da igreja Católica Romana. Portanto, estas cartas, se foram heréticas, deviam esta pecha ao seu conteúdo religioso! O "grande segredo" escondido, era a estória da igreja do Graal e os princípios renegados, da sua fé!O apelo atual, nos conclama a necessidade que temos de promovermos o equilíbrio entre o princípio masculino e o princípio feminino nesta nova idade de Aquário. Existe, somente, um modelo para uma vida nova neste planeta - a união frutificante do masculino e do feminino. Como foi demonstrado por Carl Jung, estes dois aspectos, o masculino e o feminino, existem em todas as pessoas e necessitam ser desenvolvidos conjuntamente e integrados com harmonia. Isto é o que chamamos de "sagrada união" ou "dança sagrada" das energias opostas: céu e terra, velho e novo, masculino e feminino, luz e escuridão, mão direita e mão esquerda!Esta é a mesma lição da alquimia e foi também a alma da filosofia grega. Por 2000 anos a civilização ocidental cultivou o princípio "masculino/solar" em Cristo, mas falhou em reconhecer o companheirismo sagrado com o feminino. Tivemos um belo modelo da "esposa" ou "bem amada". Maria madalena representa o conjunto do "vermelho" e do "branco" -paixão e pureza - encarnado no "feminino bem amado". Ela reúne a nossa natureza física e sensual com o nosso espiritual - criando a totalidade e a harmonia.


Infinito: Qual a mensagem que a senhora gostaria de nos dar, às mulheres, no início deste 3º milênio?


M.S.: Gostaria que todas nós imaginássemos Cristo e Madalena como dois companheiros e amantes e de que nos rejubilaríamos com a sua "sagrada união" que nos ajuda a todos à integração das nossas energias masculinas e femininas e seus aspectos em uma nova e feliz expressão de totalidade e sacralidade!! "Na terra como nos céus!"Infinito: Gostaríamos que soubesse de uma incrível coincidência, publicamos no nosso último "Infinito", o quadro de Georges de la Tour - The Penitent - (da Trilogia). Se a senhora não estiver cansada, uma palavrinha final sobre a "Pequena Sereia".M.S.: Ela é a "grande deusa" arquetípica, quem foi mandada para o fundo do mar como a sétima entre sete irmãs.Margaret Starbird informa que os seus livros : "the Goddess in the Gospels" e "The Woman with the Alabaster Jar", já possuem tradução para o espanhol: "La Diosa em los Evangelios" e "Maria Magdalena esposa de Jesus?" -obelisco@airtel.net (pedidos).O livro do Tarot - "The Tarot Trumps and the Holy Grail" - pedidos: www.telisphere.com/~starbird).Mensagem de Margaret Starbird para o InfinitoObrigada, muito obrigada a vocês por sua entusiástica resposta ao meu trabalho e pela sua aceitação prazerosa de Maria Madalena como sendo a noiva perdida de Jesus. Fico feliz em responder às questões propostas sabendo que irão usa-las em uma entrevista. Acho miraculoso que pessoas como vocês, respondam de coração aberto às minhas "boas novas" sobre a "sagrada união" no âmago do cristianismo e que desejem ajudar-me a espalhar esta mensagem de esperança.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007